
Como primeiro artigo da nossa página, foi-nos claro que teríamos de abordar um dos temas no qual mais nos focamos na |âmbar|. O microbioma da pele! Vão ouvir falar muito dele por aqui 🙂 Hoje fazemos uma introdução que nos permite reflectir sobre a sua importância e a necessidade extrema de o respeitarmos.
Esperamos que gostem!! 🙂
A pele é considerada a primeira barreira imunológica do organismo humano. Estudos recentes têm comprovado que o estrato córneo (camada externa da pele) é biologicamente muito activa, e de extrema importância não só para a saúde da pele em si, mas para a saúde do organismo como um todo. Mais do que uma barreira física contra os possíveis agentes patogénicos, o estrato córneo é uma barreira biológica, uma vez que possui uma extensa gama de microrganismos que o habitam – o chamado microbioma da pele.
O microbioma é composto por vários microrganismos, como bactérias, fungos, leveduras e até vírus, que habitam simbioticamente a pele e actuam como a sua barreira defensora, impedindo que outros microrganismos possivelmente patogénicos a colonizem. Actuam também como reguladores activos do sistema imunitário.
Capaz de modular a integridade da barreira da pele, um microbioma diverso e saudável, é capaz de evitar quadros de desordens cutâneas comuns, como alergias, eczema e rosácea, entre outros.