Microbioma da pele

Como primeiro artigo da nossa página, foi-nos claro que teríamos de abordar um dos temas no qual mais nos focamos na |âmbar|. O microbioma da pele! Vão ouvir falar muito dele por aqui 🙂 Hoje fazemos uma introdução que nos permite reflectir sobre a sua importância e a necessidade extrema de o respeitarmos.

Esperamos que gostem!! 🙂

A pele é considerada a primeira barreira imunológica do organismo humano. Estudos recentes têm comprovado que o estrato córneo (camada externa da pele) é biologicamente muito activa, e de extrema importância não só para a saúde da pele em si, mas para a saúde do organismo como um todo. Mais do que uma barreira física contra os possíveis agentes patogénicos, o estrato córneo é uma barreira biológica, uma vez que possui uma extensa gama de microrganismos que o habitam – o chamado microbioma da pele.

O microbioma é composto por vários microrganismos, como bactérias, fungos, leveduras e até vírus, que habitam simbioticamente a pele e actuam como a sua barreira defensora, impedindo que outros microrganismos possivelmente patogénicos a colonizem. Actuam também como reguladores activos do sistema imunitário.

Capaz de modular a integridade da barreira da pele, um microbioma diverso e saudável, é capaz de evitar quadros de desordens cutâneas comuns, como alergias, eczema e rosácea, entre outros.

Diversas linhas de estudo sugerem que a aplicação tópica de microrganismos específicos, como substratos prebióticos podem promover o crescimento da microbiota da pele, e demonstram que a aplicação tópica de probióticos pode melhorar a função da barreira cutânea e das respostas imunes no local da aplicação.
Existem também estudos que indicam que produtos cosméticos enriquecidos com microorganismos não patogénicos podem regular o microbioma da pele, restaurar a barreira cutânea e reduzir os seus desequilíbrios.
Artigos criados 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo